Esportes
Publicado em 01/10/2025, às 14h35 José Vanildo, vice-presidente da CBF e presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol - Anderson Barbosa José Nilton Jr.
Nesta quarta-feira (1º), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as mudanças para a Copa do Nordeste 2026, que será disputada no período de 25 de março a 7 de junho. A principal novidade está no formato da competição, que terá 20 clubes divididos em 4 grupos de 5 times.
Ainda durante a apresentação do novo formato da competição, o diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, exaltou o trabalho do potiguar José Vanildo, vice-presidente da CBF e presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol.
Na ocasião, Julio enfatizou que, especificamente para a Copa do Nordeste, o trabalho foi conduzido por José Vanildo. “Ele colaborou com as federações para elaborar a proposta do novo formato”, afirmou Avellar, agradecendo o empenho do dirigente.
Os grupos não irão se enfrentar entre si, mas sim contra outro grupo definido por sorteio, em cinco rodadas. Os dois melhores de cada chave avançarão para a fase eliminatória, composta por quartas de final em jogo único e semifinais e finais com jogos de ida e volta. O campeão regional irá garantir vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2027.
Leia também
Outra mudança importante é em relação à classificação: agora, os participantes serão definidos pelos campeões e vice-campeões dos estaduais do Nordeste, e não mais pelo ranking nacional da CBF. Entretanto, Bahia e Ceará continuam com três vagas cada por serem federações melhores ranqueadas.
Uma das regras mais comentadas foi a exclusão de clubes que disputarem torneios da Conmebol, como Libertadores, Sul-Americana ou Recopa. A medida foi pensada para evitar choques de calendário, mas pode causar baixas importantes.