Esportes
Publicado em 20/09/2025, às 10h23 Caio Bonfim conquista ouro histórico no Mundial de Atletismo - Reprodução BNews Natal Redação
Após faturar a medalha de prata nos 35km da marcha atlética, Caio Bonfim elevou o Brasil ao lugar mais alto do pódio no Mundial de Atletismo de Tóquio. Na prova dos 20km, sua especialidade, o atleta de Sobradinho-DF conquistou a vitória com o tempo de 1h18min35s.
Com o resultado, essa é a quarta medalha de Caio Bonfim em Mundiais, se tornando o atleta brasileiro mais condecorado da história da competição. Há uma semana, ele havia empatado com Claudinei Quirino.
O chinês Zhaozhao Wang completou o pódio com a medalha de prata, registrando o tempo de 1h18min43s. O espanhol Paul McGrath ficou com o bronze, com a marca de 1h18min45s. Outros brasileiros também participaram da competição: Mateus Corrêa terminou em sétimo (1h21min04s) e Max Santos ficou em 42º (1h27min34s).
Antes de Caio, apenas dois atletas brasileiros haviam conquistado o ouro em Mundiais de Atletismo. A primeira foi Fabiana Murer, campeã no salto com vara em 2011, na Coreia do Sul. O segundo foi Alison dos Santos, o "Piu", que venceu a prova dos 400 metros com barreiras em 2022, nos Estados Unidos.
Inicialmente, Bonfim se manteve no segundo pelotão, atrás do então líder Toshikazu Yamanishi, do Japão, que disputava a ponta com o francês Gabriel Bordier. A liderança mudou de mãos nos 10km, quando o espanhol Paul McGrath assumiu a dianteira. Em seguida, os chineses Zhaozhao Wang e Haifeng Qian também se juntaram ao grupo da frente.
A reviravolta de Caio Bonfim começou a partir do 13º km, com uma arrancada impressionante que o levou ao quarto lugar. Com 55 minutos de prova, ele partiu para a liderança, mostrando a que veio. Perseguido de perto pelos dois chineses, o brasileiro acelerou o ritmo nos quilômetros finais.
Em seguida, o atleta foi ultrapassado por um pelotão de sete atletas, caindo para o oitavo lugar. A prova passou a ser liderada pelo francês Aurélien Quinion, seguido por Toshikazu Yamanishi. A euforia dos torcedores japoneses não durou muito, pois Yamanishi foi punido por sua terceira flutuação, perdendo dois minutos.
A 3km do fim, Caio Bonfim estava em sexto lugar, a 13 segundos do líder, Paul McGrath. No quilômetro seguinte, ele ganhou mais duas posições, subindo para o terceiro lugar. Pouco depois, Paul McGrath perdeu o ritmo e foi ultrapassado pelo chinês Zhaozhao Wang.
O melhor, no entanto, ainda estava por vir. Em um ritmo impressionante, Caio ultrapassou o chinês e o espanhol, assumindo o primeiro lugar. Nos metros finais, o brasileiro fechou a prova em grande estilo, cruzando a linha de chegada de forma gloriosa.