Entretenimento
Publicado em 01/10/2025, às 16h05 Reprodução/Freepik Marina Gonçalves
Existe coisa melhor do que encher a casa de plantas? Além de melhorar a qualidade do ar, elas são capazes de adicionar um toque de beleza único nos espaços.
No entanto, pode ser desesperador perceber sinais diferentes nas folhas com o passar do tempo, como as pontas marrons e ressecadas. Mas o que fazer diante dessa situação? Antes de tomar qualquer atitude, é sempre bom ouvir um profissional no assunto.
Entenda as causas
De acordo com o portal Tudo Gostoso, o especialista em plantas Álvaro Pedrera afirmou que as pontas marrons e ressecadas geralmente não estão ligadas à rega, mas a falta de umidade.
O ar seco (comum nos períodos de outono e inverno e em ambientes com ar-condicionado) é um dos principais inimigos das plantas que ficam dentro de casa. Para resolver o problema, é simples: basta aumentar a umidade ao redor delas.
Mas como fazer isso?
Ainda segundo Álvaro, existem soluções simples que podem fazer a diferença nas suas plantas. Como, por exemplo, agrupá-las, fazendo com que elas criem juntas um microclima mais úmido. O uso de umidificadores também pode ajudar, principalmente no inverno.
O especialista aconselha a colocar um prato com pedras e água embaixo dos vasos das plantas – mas sem deixar o fundo do vaso em contato direto com a água – e também a borrifar água nas folhas com cuidado para evitar fungos.
Pedrera ainda dá uma dica valiosa para saber se suas plantinhas precisam de água. Basta observar o solo: se ele estiver seco alguns centímetros abaixo da superfície, você deve regá-las. E, se as folhas estiverem murchas, flácidas e o crescimento atrofiado, também são sinais de sede.