Entretenimento
Publicado em 08/08/2025, às 12h23 Foto: Reprodução. Sammara Bezerrra
A OpenAI anunciou na quinta-feira (7) seu modelo de inteligência artificial GPT-5, a mais recente e aguardada versão de uma tecnologia que ajudou a transformar os negócios e a cultura globais.
Segundo a OpenAI, os modelos GPT são a tecnologia de IA que impulsiona o popular chatbot ChatGPT, e o GPT-5 estará disponível para todos os 700 milhões de usuários do ChatGPT.
No entanto, a grande questão é se a empresa que deu início ao frenesi da IA generativa será capaz de continuar a impulsionar avanços tecnológicos que atraiam usuários de nível empresarial para justificar as enormes somas de dinheiro que está investindo.
O lançamento chegou em um momento crítico para a indústria da Inteligência Artificial. Os maiores desenvolvedores de IA do mundo aumentaram drasticamente os investimentos para financiar data centers, alimentando a esperança dos investidores por grandes retornos.
Essas quatro empresas esperam investir quase US$ 400 bilhões no total neste ano fiscal.
A OpenAI está enfatizando a competência empresarial do GPT-5. Além do desenvolvimento de software, a empresa afirmou que o GPT-5 se destaca em escrita, consultas relacionadas à saúde e finanças.
"O GPT-5 é realmente a primeira vez que, na minha opinião, um dos nossos principais modelos deu a impressão de que você pode perguntar qualquer coisa a um especialista legítimo, um especialista com nível de doutorado", disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma coletiva de imprensa.
Uma das possibiidades da empresa é criar um bom software instantâneo. Essa ideia de software sob demanda será uma das características definidoras da era GPT-5.
Dois dos revisores iniciais disseram à Reuters que, embora o novo modelo os tenha impressionado com sua capacidade de codificar e resolver problemas científicos e matemáricos, eles acreditam que o salto do GPT-4 para o GPT-5 não foi tão grande quanto as melhorias anteriores da OpenAI .