Entretenimento
Publicado em 13/10/2025, às 09h41 Foto: Assecom/FJA. Bnews Natal
O Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebe, nesta sexta-feira (17), às 19h30, a edição de outubro da Mostra de Cantautores da Música Potiguar. Na ocasião, Iury Matias e Rousi Flor de Caeté realizam um encontro geracional e de ritmos que passeiam pelo samba, pelas sonoridades afro-indígenas e experimentações poéticas.
Promovida pela Rede Potiguar de Música (RPM) e pela Fundação José Augusto (FJA), a Mostra tem como objetivo valorizar a canção autoral produzida no Rio Grande do Norte, ao promover um intercâmbio entre artistas de diferentes gerações, origens e estilos.
Os shows ocorrem mensalmente e já receberam nomes como Trio Toró, Jô Bay, Ismael Dumang, NUNIS e Júlio Lima.
”Estamos protagonizando uma experiência até aqui exitosa, com um elenco de artistas incríveis e público excelente, formado principalmente por estudantes. Temos a perspectiva de consolidar a Mostra como uma alternativa à programação de eventos da cidade e pleitear sua inclusão ao calendário cultural de Natal, oferecendo uma ótima opção de interação entre a comunidade e a arte produzida localmente”, destaca o atual coordenador da Mostra e também integrante da RPM, Esso Alencar.
O cantor, compositor e instrumentista natalense Iury Matias construiu uma trajetória sólida que atravessa fronteiras. Já se apresentou em palcos no Brasil e no exterior, colaborando com artistas como Elza Soares, Zezé Motta, Aiace e Livia Mattos.
Seu álbum mais recente, “Outro Tempo”, reafirma seu compromisso com uma música que une sofisticação instrumental, identidade nordestina e diálogo contemporâneo. Em 2023, foi reconhecido com o Prêmio Profissionais da Música.
A multiartista Rousi Flor de Caeté, por sua vez, traz ao palco um repertório que entrelaça natureza, ancestralidade e transformação. Nascida em Maceió e radicada em Pium, Rousi transita por diferentes linguagens (da música à literatura, passando por artes visuais, moda e design) em uma obra que reflete espiritualidade e engajamento social.
Com nove anos de carreira, lançou em 2023 o álbum “Cantos de Transição”, indicado ao Prêmio Hangar e ao Troféu Cultura.
Até dezembro, o projeto segue com edições mensais, reunindo ao todo 12 artistas em seis encontros. Além dos shows, a iniciativa aposta na formação de plateia, na articulação entre agentes culturais e na defesa de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da música.
“Esses encontros revelam a pluralidade e a qualidade da nossa produção musical, reafirmando o papel da Mostra como um espaço de fruição e encantamento”, destaca a produtora Tatiane Fernandes, da Mapa Realizações Culturais.
A Mostra de Cantautores da Música Potiguar é realizada pela Rede Potiguar de Música (RPM) e Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, com apoio do Teatro Alberto Maranhão e produção da Fel Produções de Arte, Mapa Realizações Culturais e Núcleo de Produção Cultural Cooperada.
Serviço:
O quê: Mostra de Cantautores da Música Potiguar – Edição de outubro
Quando: Sexta-feira (17)
Horário: 19h30
Onde: Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN
Atrações: Iury Matias e Rousi Flor de Caeté
Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada e ingresso solidário com doação de 1kg de alimento não perecível)
Ingressos: À venda nas lojas Discol, Sem Etiqueta e online pela plataforma Outgo