Entretenimento
Publicado em 01/10/2025, às 13h47 Reprodução/Pexels Marina Gonçalves
Os entusiastas de astronomia tem um evento marcado para 2027: o maior eclipse solar do século XXI. O evento raro acontecerá no dia 02 de agosto e terá duração de mais de seis minutos de total escuridão.
De acordo com o portalO Globo, foi confirmado pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration ou em português Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) que o eclipse solar poderá ser observado do Hemisfério Oriental.
Regiões da Europa, África e sul da Ásia conseguirão observar o evento parcialmente, enquanto a fase de totalidade, caracterizada pelo bloqueio completo da luz solar pela Lua, passará pelos dez seguintes países: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália.
Duração recorde
O eclipse solar de 2027 chama a atenção por sua duração recorde: 6 minutos e 22 segundos. De acordo com o portal especializado Space, é por esse motivo que o fenômeno está sendo chamado de ‘eclipse do século’.
Este período supera o fenômeno de 2024, que teve totalidade máxima de 4 minutos e 28 segundos, e passou pelo México, os Estados Unidos e o Canadá.
Por que o evento raro será mais longo em 2027?
Mas a pergunta que não quer calar: por que o evento raro será mais longo em 2027? A resposta é simples. A Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, no ponto chamado perigeu, quando o céu escurece completamente, semelhante a um crepúsculo de 360 graus.
Entenda o que é um eclipse solar
Conforme explicado no site oficial da Nasa, os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, de maneira total ou parcial.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, estendendo uma sombra na Terra que bloqueia total ou parcialmente a luz solar em algumas áreas.
Isso sucede apenas ocasionalmente, já que a Lua não orbita exatamente no mesmo plano que o Sol e a Terra. O momento em que eles estão alinhados, que acontece duas vezes por ano, é conhecido como ‘temporada de eclipses’.
Eclipse solar parcial acontece em setembro: veja quando e onde o fenômeno poderá ser visto