Entretenimento

Luta antimanicomial: Mostra gratuita exibe filmes sobre saúde mental e direitos humanos no RN

A partir desta quarta-feira (14), a Mostra Stella Cinema e Saúde Mental vai promover debates sobre inclusão e cidadania, em Currais Novos e Natal  |  Foto: Luiz Paulo.

Publicado em 13/05/2025, às 11h50   Foto: Luiz Paulo.   Redação

O Coletivo Kurta na Kombi apresenta, nesta semana, a "Mostra Stella Cinema e Saúde Mental", uma iniciativa que une cultura e saúde para ampliar o debate sobre inclusão, cidadania e bem viver. Com atividades em Currais Novos e Natal, a Mostra propõe reflexões sobre a luta antimanicomial, os impactos das opressões de gênero, raça e classe no sofrimento mental e o papel do audiovisual na transformação social a partir desta quarta-feira (14). 

Compreendendo o papel do cinema na sensibilização e reflexão sobre questões sociais, a Mostra tem como objetivo fomentar o debate em torno da saúde mental, do combate ao estigma e ao preconceito, das possibilidades de cuidado, da inclusão social e da garantia de direitos. As atividades têm acesso gratuito e contam com recursos de acessibilidade.

Para Marcelle Silva, produtora cultural, psicóloga e ativista da luta antimanicomial, a realização do projeto é motivo de grande entusiasmo. "Cinema e Saúde Mental é uma iniciativa fundamental, pois valoriza a história da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil, promovendo articulações entre os campos da saúde mental e da cultura", afirma.

As obras selecionadas para compor as mostra propõem reflexões profundas sobre os vivências sociais na produção do sofrimento psíquico, reafirmando o cinema como meio potente de crítica, cuidado e resistência.

Os filmes selecionados são:

Sobre as atividades

As atividades começam em Currais Novos, na Escola Estadual Tristão de Barros, quarta-feira (14) às 7h, com a Oficina "Cine Memórias", direcionada para estudantes de escolas públicas e busca refletir sobre memória, território e exclusão a partir da vida de Stella do Patrocínio.

Em Natal, a Mostra será realizada na sexta-feira (16), com programação na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima às 07h00 com a Oficina Cine Memórias. Às 15h tem a roda de conversa "Pensando a interseccionalidade da luta antimanicomial com os movimentos negros e feministas" com as convidadas Ana Karenina Arraes e Marcela Andressa Costa, na Praça Padre João Maria.

Por fim, a programação se encerra com a apresentação cultural com o Centro de Convivência e Cultura na Praça Padre João Maria às 18h, seguida da Mostra de Cinema e Saúde Mental. 

Serviço

Mostra Stella do Patrocínio: Cinema e Saúde Mental 

Cidades: Currais Novos e Natal (RN)

Atividades: Oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e exibição de filmes

Entrada: gratuita

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal cinema cultura Audiovisual Inclusão Currais novos Kurta na Kombi Antimanicomial