Entretenimento
Publicado em 09/05/2025, às 11h50 Com autonomia de 470 km, o Papamóvel do Papa Leão XIV é uma inovação que respeita a história da Igreja. - Divulgação Dani Oliveira
Em um marco histórico para a Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (8) como o novo sumo pontífice após o conclave.
Intitulado papa Leão XIV, o sucessor do papa Francisco terá a sua disposição o novo Papamóvel, fornecido pela Mercedes-Benz no fim do ano passado. Trata-se de um Mercedes-Benz G580 elétrico com 587 cv de potência.
Os quatro motores elétricos nas rodas garantem tração precisa em deslocamentos lentos, enquanto o assento giratório central – flanqueado por dois bancos auxiliares – permite ao papa Leão XIV saudar fiéis em 360°.
Com teto removível, a autonomia de 470 km do jipão elétrico, especialmente adaptado para o uso papal, mantêm a essência dos modelos históricos, mas agora com emissão zero. O design preserva a icônica pintura branca, ligando passado e futuro.