Entretenimento
Publicado em 12/08/2025, às 08h43 Foto: Divulgação/Anac. BNews Natal
A empresa Embraer apresentou recentemente os detalhes do EVE, seu eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) que promete transformar a mobilidade urbana global.
Com modelo mais futurista, tecnologia avançada e foco em sustentabilidade, a aeronave está prevista para entrar em operação já em 2027 — e acumula vendas, incluindo contratos com a REVO, empresa especializada em transporte executivo na rota Faria Lima – Aeroporto de Guarulhos.
O design do EVE chama atenção com sua estrutura aerodinâmica, asa fixa e um conjunto de hélices responsáveis pela decolagem vertical.
Veja abaixo os detalhes:
No modelo estão dristribuídas oito hélices, sendo duas internas inclinadas (tilt), que oferecem direcionamento mais preciso.
Já o voo horizontal é garantido por um motor traseiro do tipo pusher, que empurra a aeronave para frente.
Na cauda, o estabilizador é em formato de “U”, com dois lemes verticais que ajudam no controle direcional. O trem de pouso do tipo ski, semelhante ao de helicópteros leves, reforça a proposta de operação urbana e leveza estrutural.
A autonomia ideal é de 30 a 40 km, ideal para trajetos como o centro de São Paulo até o aeroporto de Guarulhos. A recarga da bateria leva cerca de 25 minutos, permitindo alta rotatividade em centros urbanos.
Por dentro, o EVE traz um glass cockpit moderno, com piloto automático, sistemas de navegação e comunicação. Com capacidade para um piloto e quatro passageiros, o controle é feito por side stick, patente da Embraer, dispensando o uso de pedais e simplificando a pilotagem.
Mais que um drone sofisticado, o EVE é uma aeronave certificada, projetada com múltiplas redundâncias e foco em segurança. A mobilidade aérea urbana está saindo do papel graças ao Brasil.