Entretenimento
Publicado em 05/09/2025, às 21h30 Conheça as bebidas alcoólicas que mais prejudicam quem tem diabetes - Reprodução Ari Alves
Adotar novos hábitos é fundamental para pessoas com diabetes, principalmente no que diz respeito à alimentação e à prática de exercícios físicos. Para controlar a doença, que compromete a capacidade do corpo de regular a glicose no sangue, também é necessário evitar bebidas alcoólicas.
A médica endocrinologista Jacy Alves alerta que qualquer consumo de álcool traz riscos à saúde. As recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam que não existe uma quantidade segura de bebidas alcoólicas, independentemente de a pessoa ter diabetes ou não.
Piores bebidas alcoólicas para quem tem diabetes
Evitar totalmente o álcool é essencial, e algumas bebidas são ainda mais prejudiciais. Licores e drinks adoçados, por exemplo, elevam rapidamente a glicose no sangue devido à combinação de álcool e grandes quantidades de açúcar, agravando o controle glicêmico, explica Jacy Alves.
A especialista também destaca que o álcool interfere na ação da insulina e de medicamentos orais, aumentando o risco de hipoglicemia, especialmente quando consumido sem alimentos. O efeito é mais intenso quando o álcool se associa a uma alta carga glicêmica.
Embora licores e drinks sejam considerados “inimigos” da dieta, todas as bebidas alcoólicas apresentam riscos, inclusive as destiladas. Elas podem causar hipoglicemia e são calóricas, sendo a diferença mais relacionada à composição do que ao grau de risco, conclui a endocrinologista.
Leia também
Suco poderoso que combate pressão alta e ainda protege a pele; conheça a fruta
Conheça o chá que estimula o crescimento do cabelo e deixa os fios mais fortes