Entretenimento

10 dicas para gastar menos gás de cozinha em 2025

Dicas práticas para evitar desperdícios e garantir que seu botijão de gás dure mais tempo em sua casa  |  Reprodução/Internet

Publicado em 10/09/2025, às 11h37   Reprodução/Internet   BNews Natal Redação

Essencial no cotidiano de milhões de famílias brasileiras, o botijão de gás é indispensável em muitas residências, e o preço do botijão ainda pesa no orçamento, mas algumas mudanças no dia a dia podem fazer diferença.

Hábitos simples na cozinha podem diminuir o gasto em até 20%. Além de economizar, essas ações também melhoram a segurança residencial e contribuem para prevenir o desperdício.

"O consumo de gás de cozinha está diretamente ligado aos hábitos adotados no preparo dos alimentos. Acender o fogão várias vezes durante a receita, cozinhar sempre em chama alta, utilizar panelas pequenas em bocas grandes e deixar as panelas destampadas prolongam o tempo de cozimento e aumentam o desperdício", explica Hendrick Rocha, doutor em Engenharia Mecânica e especialista em combustão e gaseificação, em entrevista ao Economia Real.


A eficiência do fogão também faz diferença no consumo. "Fogões antigos geralmente consomem mais gás e são menos eficientes do que modelos novos, e trocá-los é um bom investimento. Além da economia no uso do botijão, a substituição por um fogão moderno melhora o rendimento e a segurança", afirma o especialista.

Outro ponto a ser considerado é no armazenamento e uso correto do botijão de gás, que impacta diretamente na segurança e eficiência.

"É fundamental utilizar regulador e mangueira com selo do Inmetro e dentro do prazo de validade (5 anos), nunca improvisar conexões e sempre verificar o lacre no momento da compra em uma revenda autorizada", orienta o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

Não há dicas mirabolantes para economizar gás, práticas simples na manutenção do fogão e no preparo de alimentos podem fazer diferença no consumo e fazer o botijão durar mais.

10 dicas para gastar menos gás de cozinha

  1. Evite a passagem de vento enquanto cozinha, fechando portas e janelas, correntes de vento diminuem a potência das chamas, e levam a um consumo maior de gás até atingir a temperatura ideal;
  2. Teste possíveis vazamentos com água e sabão;
  3. Descongele alimentos na geladeira, nunca no fogão, e cozinhe sempre com as panelas tampadas;
  4. Compre gás sempre de revendedores certificados;
  5. Mantenha os queimadores limpos e regulados (a chama deve ser azul);
  6. Use a boca do fogão adequada ao tamanho da panela;
  7. Armazene o botijão em local ventilado, de pé e protegido do sol;
  8. Evite panelas finas, deformadas ou com fundo queimado;
  9. Verifique mangueiras, roscas e canos para evitar vazamentos;
  10. Feche o registro em longos períodos sem uso.

Segundo o Sindigás, boas práticas podem prolongar a duração do botijão em 10% a 20%. O botijão de 13 kg, que normalmente dura de 40 a 60 dias em uma família de quatro pessoas, pode chegar a até 55 ou 60 dias.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSegurançaEconomiaEficiênciaCozinhaBotijãoGásDicasDesperdícioEconomizarFogão