Cidades

Turismo local: vivências culturais imperdíveis no RN para o feriado do Dia do Trabalhador

Destinos podem ser encontrados dentro do próprio Rio Grande do Norte, sem que os potiguares precisem se deslocar para outros estados  |  Território Potiguara Katu está localizado na divisa entre os municípios de Canguaretama e Goianinha - Reprodução/Katu Experiências

Publicado em 30/04/2025, às 13h13   Território Potiguara Katu está localizado na divisa entre os municípios de Canguaretama e Goianinha - Reprodução/Katu Experiências   Redação

Com o feriado de 1º de maio chegando (esta quinta-feira) vários potiguares já estão  buscando opções de lazer. No Rio Grande do Norte, pequenos empreendimentos ligados ao turismo têm apostado em experiências autênticas e que envolvem cultura. 

Um dos destaques é o Território Potiguara Katu, localizado na divisa entre os municípios de Canguaretama e Goianinha. Por meio da agência Katu Experiências, visitantes podem agendar passeios que exploram a natureza e a rica história da comunidade indígena local.

Também em Canguaretama, a Comunidade do Porto oferece vivências ligadas aos manguezais, com passeios, degustação de pratos típicos da região e atividades que apresentam o cultivo de ostras.

Na Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma, turistas têm a oportunidade de conhecer a história do quilombo e acompanhar apresentações de Zambê. 

Outro atrativo da região é promovido pela Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte, em Tibau do Sul. A experiência inclui passeio em flutuante na Lagoa de Guaraíras, degustação de ostras frescas e visita ao espaço de produção.

Todas essas iniciativas fazem parte de projetos de turismo de base comunitária, que contam com apoio técnico e ações de capacitação para fortalecimento das comunidades envolvidas.

Para quem deseja aliar turismo e gastronomia, uma alternativa é a Rota da Cerveja Potiguar. A iniciativa foi criada a partir de uma ação do Sebrae-RN e reúne 16 cervejarias artesanais localizadas em Natal, Parnamirim, Monte das Gameleiras, Mossoró e Pau dos Ferros.

Os interessados em conhecer mais sobre a rota, agendar visitas ou obter informações sobre as marcas participantes podem acessar o site cerveja potiguar

Outra alternativa

Uma experiência que alia cultura, tradição e identidade potiguar é oferecida pelas rendeiras da Vila de Ponta Negra, em Natal. Localizada próxima ao famoso Morro do Careca, a vila proporciona ao visitante o contato direto com a produção artesanal da renda de bilro, um dos principais patrimônios culturais da cidade.

Entre as ações realizadas no local está a “Zoada dos Bilros”, idealizada pela rendeira Maria Marhé com o apoio do Sebrae-RN. A proposta busca valorizar a prática artesanal, aproximar os visitantes da cultura local e dar visibilidade às mulheres que mantêm viva essa tradição.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Potiguar Turismo Maio Tibau do sul Goianinha Comunidade quilombola Associação de produtores de ostras Rota da cerveja potiguar Zambê Katu experiências Praia de sibaúma Comunidade do porto Canguaretama