Cidades
Publicado em 12/05/2025, às 14h11 O RN realizou 165 transplantes de medula em 2024, 58 a mais que em 2023 - Reprodução/Freepik Redação
O Rio Grande do Norte possui 53 pessoas na fila de espera por um transplante de medula óssea. A informação foi divulgada pelo Hemocentro do Rio Grande do Norte, o Hemonorte. Nesta segunda-feira (12), o órgão lançou a campanha “A vida deve ser compartilhada”, com foco na conscientização sobre a importância da doação de medula óssea.
Como parte da campanha, o Hemonorte realizará no sábado (17), das 13h às 17h, o Dia D para cadastro de medula. Em 2024, o estado realizou 165 transplantes de medula - 58 a mais do que no ano anterior.
Como se cadastrar
Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade (clique AQUI e veja a lista de Hemocentros), realizar o cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA.
O que é necessário?
Ter entre 18 e 35 anos de idade (O doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade).
O que é o transplante de medula óssea
O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento que substitui a medula óssea doente ou defeituosa por células saudáveis, geralmente de um doador compatível, para restaurar a produção de células sanguíneas. Este procedimento é utilizado para tratar doenças que afetam a medula óssea e a produção de sangue, como leucemias e linfomas.