Cidades

TCE dá prazo de 60 dias para Governo do RN apresentar plano contra déficit da Previdência

Tribunal de Contas do RN determina plano para enfrentar déficit da Previdência alarmante que já chega a R$ 54,3 bilhões  |  Foto: Reprodução.O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) emitiu um alerta máximo sobre a situação da Previdência estadual. Em decisão unânime nesta quarta-feira (17), a Corte determinou que o governo Fátima Bezerra (PT) e o Instituto

Publicado em 19/09/2025, às 11h05   Foto: Reprodução.O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) emitiu um alerta máximo sobre a situação da Previdência estadual. Em decisão unânime nesta quarta-feira (17), a Corte determinou que o governo Fátima Bezerra (PT) e o Instituto   Bnews Natal

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) emitiu um alerta máximo sobre a situação da Previdência estadual. Em decisão unânime nesta quarta-feira (17), a Corte determinou que o governo Fátima Bezerra (PT) e o Instituto de Previdência do Estado (Ipern) apresentem, em até 60 dias, um plano concreto para enfrentar o déficit atuarial, que já alcança R$ 54,3 bilhões.

Segundo o TCE, se nenhuma medida for adotada, “não haverá dinheiro suficiente para honrar todos os compromissos” de aposentadorias e pensões dos servidores públicos.

Além da exigência do plano, o Tribunal proibiu o uso de aplicações financeiras do Fundo Previdenciário para custear benefícios. O governo também terá que elaborar um novo estudo atuarial, enviar projeto de lei à Assembleia Legislativa e criar estratégias que garantam reservas reais para sustentar os pagamentos a longo prazo.

O presidente do TCE, Carlos Thompson Costa Fernandes, classificou a decisão como histórica.

“É uma situação caótica. Alguma coisa precisava ser feita. E acho que ninguém melhor que o Tribunal de Contas, órgão constitucionalmente incumbido de fazer esse controle, sob o ponto de vista atuarial, previdenciário, legal, de legitimidade e economicidade, exercer o seu papel constitucional, com prudência e equilíbrio, e decidir nesses termos”.

A decisão aumenta a pressão sobre a gestão estadual, que terá de apresentar soluções imediatas para um dos maiores desafios financeiros da história do Rio Grande do Norte.

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do norteTCE-RNAposentadoriasPrevidênciaFundo previdenciário