Cidades
Publicado em 23/04/2025, às 16h17 Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal - Reprodução/Internet Redação
A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) apresentou, na última terça-feira (22), os resultados das ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias da nova gestão. O balanço foi mostrado durante uma reunião com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Antônio Gilberto de Oliveira Jales, na sede do órgão.
Na apresentação, foram destacadas iniciativas voltadas à ampliação de vagas na educação infantil, melhorias estruturais e valorização de profissionais da rede municipal de ensino.
Um dos pontos destacados foi a eliminação da fila de espera por vagas em creches da capital potiguar, com ampliação do atendimento também em unidades conveniadas. A SME também informou a adesão ao programa federal Brasil Alfabetizado e o aumento no número de escolas envolvidas no Programa Avexadas.
Outras ações incluem a renovação de parcerias com instituições como o Instituto Ayrton Senna, o reajuste salarial de 6,27% para professores efetivos (que, segundo a pasta, representa um impacto mensal de R$ 2,5 milhões na folha de pagamento), além da realização de concurso público para novos docentes.
A pasta também mencionou a criação de uma premiação interna voltada à valorização de professores, gestores e estudantes, e a implantação do programa Forças no Esporte, em parceria com o Exército Brasileiro, para ofertar atividades físicas e de cidadania a alunos da rede.