Cidades

Semurb autua irregularidades em Zona de Proteção Ambiental e na Orla de Ponta Negra

Na praia de Ponta Negra, fiscais identificaram irregularidades em pontos de apoio, como a manipulação inadequada de bebidas e falta de cardápios  |  Fiscalização/Semurb

Publicado em 09/09/2025, às 09h20   Fiscalização/Semurb   BNews Natal Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) durante plantão da Semana da Pátria, concentrou ações de fiscalização  na sexta-feira (5) e no sábado (6), com a equipe de fiscais, contando com o apoio da Guarda Municipal, realizando vistorias e atendendo às denúncias.

Ao todo, foram lavrados quatro autos de infração, sendo dois resultados de flagrantes de descarte irregular de resíduos na Zona de Proteção Ambiental (ZPA-1), situada no bairro de Candelária, zona sul da cidade.

O flagrante aconteceu na sexta-feira (5), quando fiscais chegaram a dois pontos de despejo irregular de resíduos nas ruas Francisco Martins de Assis e Dr. José Tavares, na ZPA-1, em Candelária, e encontraram veículos fazendo o lançamento de resíduos em via pública.

A operação resultou em dois autos de infração: um foi aplicado ao responsável pelo despejo de bota-foras e restos de construção civil às margens do leito carroçável; o segundo envolveu a deposição de resíduos eletroeletrônicos, como carcaças de televisão e forno de micro-ondas.

Segundo a supervisora de plantão, Rejanne Alves, ambos foram autuados com multa grave e terão de recolher os resíduos descartados. Além disso, deverão apresentar à Semurb a comprovação do descarte correto em até dez dias.

Fiscalização na Orla de Ponta Negra

No sábado (6), a equipe de fiscais percorreu a faixa de areia da praia de Ponta Negra, no trecho entre o Morro do Careca e o final do calçadão da Avenida Erivan França. Durante a ação, foram identificadas diversas irregularidades, entre elas a manipulação irregular de bebidas em pontos de apoio e a ausência de cardápios fixados às mesas.

Segundo a supervisora, as bebidas devem estar armazenadas em caixas fechadas e não em grades, e o cardápio é obrigatório, devendo ser fixado nas mesas. Com isso, dois locadores foram autuados, sendo que um deles recebeu uma segunda autuação por ausência de cardápio.

Também houve apreensão de alguns materiais, como publicidade, que estava sendo disposta no calçadão de forma irregular, além de mesas e cadeiras abandonadas com acúmulo de água, que poderiam servir de criadouro para vetores.

Denúncias

A população pode contribuir com o ordenamento urbano e a proteção ambiental denunciando irregularidades pelos seguintes canais:

WhatsApp: (84) 3616-9829 (segunda a sexta, das 8h às 14h)

Telefone fixo: (84) 3616-9813 (segunda a sexta, das 8h às 14h)

E-mail: ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br

Finais de semana e feriados: 190 (CIOSP)

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalRio grande do norteFiscalizaçãoIrregularidadesSemurbPonta negraMeio ambienteLixoUrbanismoDenúnciasDescarte irregularSemana da pátriaZona de proteção ambientalZpa-1