Cidades
Publicado em 28/09/2025, às 13h29 Assessoria Sesed/RN Leonardo Silva
O Rio Grande do Norte alcançou a marca de estado mais seguro do Nordeste, segundo o Ranking de Competetividade dos Estados. O ranking é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O RN fica atrás apenas de Santa Catarina (1º), Distrito Federal (2º), e do Rio Grande do Sul (3º) no ranking nacional.
veja também:
Segurança no transporte público: assaltos a ônibus caem mais de 25% em Natal
Assaltos em via pública caem 33,8% no Rio Grande do Norte, aponta Sesed
Roubos de veículos têm queda de 32,5% no RN
O levantamento também coloca o Rio Grande do Norte como o mais seguro do Nordeste. O RN (1º) lidera a lista, que vem seguida pela Paraíba (2º), Sergipe (3º). No ranking da região, o estado da Bahia fica na pior posição (9º).
A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou a melhoria dos indicadores de segurança no Rio Grande do Norte, apresentados na 2ª Reunião Ordinária do Comitê Estratégico do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CEGov/PESP), realizada na tarde deste sábado (27), em Mossoró (RN).
Os investimentos contínuos, as parcerias com o governo federal e a valorização das carreiras, política prioritária do governo desde 2019, resultaram na redução dos principais indicadores de criminalidade e reposicionaram o RN no cenário nacional.
Hoje, o RN ocupa o quarto lugar no ranking dos Estados com os melhores indicadores de segurança pública do Brasil e o melhor do Nordeste. Até 2018, figurava entre os mais violentos.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, em 2024 houve queda de 22,15% no número de homicídios no comparativo com o ano anterior. E Natal foi a capital que mais reduziu os índices de homicídios no Nordeste. Queda de 33,59% em 2024, no comparativo com 2023.
O RN é o terceiro estado do Nordeste com menos roubos de veículos. Entre janeiro e agosto/25, houve redução de 32,5% nesse tipo de ocorrência. Também houve queda acentuada nos roubos de celulares (-31%), residências (-36%), comércio (-33%) e veículos (-32,5%).
"Até 2018, o Rio Grande do Norte estava entre os cinco piores do Brasil no quesito segurança pública. Mas isso mudou. Agora estamos entre os cinco melhores. Isso é fruto de um trabalho sério, competente de nossas forças de segurança. Aproveitamos para agradecer o empenho, a dedicação e a seriedade profissional com que vocês têm atuado", afirmou a governadora Fátima Bezerra
Segurança no transporte público: assaltos a ônibus caem mais de 25% em Natal
Assaltos em via pública caem 33,8% no Rio Grande do Norte, aponta Sesed