Cidades

Sesap descarta segundo caso suspeito de intoxicação por metanol no RN

Após atendimento no Hospital dos Pescadores, caso de intoxicação por metanol em Natal foi descartado pela Sesap  |  Reprodução: TV Globo

Publicado em 11/10/2025, às 12h42   Reprodução: TV Globo   Leonardo Silva

O Rio Grande do Norte descartou o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. O caso havia sido registrado nesta sexta-feira 10 em Natal.

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap), o paciente foi atendido no Hospital dos Pescadores,no bairro das Rocas, zona leste da capital, e que o caso já foi descartado.

Antídoto

Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Norte recebeu a primeira remessa de antídotos para tratamento de intoxicação por metanol. A carga do medicamento chamado Fomepizol enviada pelo Ministério da Saúde conta com 24 ampolas.

No dia 2 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), emitiu uma nota técnica de orientação aos municípios potiguares tratando da detecção precoce, manejo clínico e notificação imediata de casos suspeitos e confirmados de intoxicação.

Casos confirmados de intoxicação por metanol

O Brasil já registrou 29 casos confirmados de intoxicação por metanol pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo balanço do Ministério da Saúde. Ao todo, há 217 notificações em investigação. Em todo o país, 249 casos suspeitos foram descartados.

No último boletim, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (10), não há novos óbitos confirmados, 12 óbitos estão sob investigação.

O país registra 5 mortes confirmadas por ingestão de metanol, todas no estado de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalSecretaria de saúde públicaRio grande do norteInvestigaçãoSesapMinistério da saúdeIntoxicaçãoMetanolAdulteradasFomepizolAntídotoBebidas alcoólicasHospital dos pescadoresCasos confirmados