Cidades
Publicado em 27/07/2025, às 11h38 Os veículos híbridos combinam propulsão elétrica e a combustão, garantindo viagens longas sem a necessidade de recarga constante das baterias. - Divulgação Dani Oliveira
Quem está de olho na eficiência, no silêncio e na sustentabilidade dos carros elétricos tem nos veículos híbridos, que combinam propulsão a combustão e elétrica, uma opção racional.
Tais automóveis trazem o melhor de dois mundos: proporcionam eficiência energética, com baixo consumo de combustível e menos emissões de poluentes, sem a necessidade de recarga constante das respectivas baterias.
Sem medo de pegar a estrada
Com esse tipo de automóvel, dá para encarar viagens rodoviárias sem medo, não importando a distância, desde que se faça o abastecimento em postos de combustível convencionais ao longo do trajeto. Além disso, no município de São Paulo, os híbridos, a exemplo dos elétricos, estão isentos do rodízio de veículos. Há, ainda, estados nos quais os híbridos estão isentos ou têm desconto no IPVA.
Dentre os vários tipos de carros híbridos, há os plenos, cuja bateria do sistema elétrico é recarregada exclusivamente pelo motor a combustão e pelas frenagens e desacelerações.
Além disso, existem os híbridos do tipo plug-in, que oferecem baterias maiores e muito mais versatilidade: podem ser recarregados na tomada e rodar distâncias consideráveis no modo totalmente elétrico, sem gastar uma gota de combustível.
Estando abastecidos de combustível, também são ideais para pegar a estrada e rodar distâncias ainda maiores sem preocupação.
Para quem não sabe, vale a pena destacar que os carros totalmente elétricos também são uma alternativa a ser considerada por quem busca sustentabilidade, silêncio ao rodar e resposta instantânea ao pisar no pedal do acelerador.
Afinal, com o avanço da tecnologia, a autonomia desses automóveis cresceu bastante e, com planejamento, dá até para pegar a estrada sem medo. Especialmente no ciclo urbano, hoje é possível rodar uma semana ou até mais com apenas uma carga, que pode ser feita em casa, no horário de descanso, ou no trabalho.
Voltando aos híbridos, confira a seguir detalhes sobre os diferentes tipos de tecnologia disponíveis atualmente. Para começar, existem três variações que são conhecidas por uma sopa de letrinhas: leve (MHEV), pleno (HEV) e plug-in (PHEV).
Híbrido leve, micro-híbrido ou MHEV
Os híbridos leves são a base da cadeia. E a tecnologia de entrada no mundo da eletrificação que serve basicamente para desonerar o motor a combustão. Funciona assim: o alternador e o motor de arranque geralmente são substituídos por um motor/gerador elétrico, que recupera energia perdida nas frenagens, por exemplo, e alimenta uma bateria de 12V ou 48V.