Cidades
Publicado em 07/05/2025, às 13h24 Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) - SESED Redação
Considerada a principal empresa de telefonia fixa do país, a Oi está causando um problema grave para a população potiguar, principalmente para quem mora na região da Grande Natal, que é atendida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP. De 25 de julho do ano passado até o momento, foram sete grandes quedas no sistema, que somadas deixaram a população por mais de 130 horas com o número 190 mudo.
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Responsável pelos atendimentos e despachos de todas as ocorrências de urgências policiais (190) e do Corpo de Bombeiros Militar (193), a principal central de emergências do estado vem enfrentando uma série de interrupções na comunicação com as pessoas que precisam de socorro por causa de falhas no serviço de telefonia da operadora. A última falha no sistema da Oi, e que deixou o CIOSP novamente fora do ar, ocorreu na noite da terça-feira (06). A comunicação só foi restabelecida na manhã desta quarta (07), após mais de 12 horas de interrupção.
Para tentar minimizar o problema, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) tem disponibilizado seis números de celulares para a população (98118-6429, 98672-0928, 98649-9215, 98693-2313, 98126-1583 e 98871-7688). O problema tem sido tão recorrente que os números já foram incorporados permanentemente ao CIOSP, e atendem automaticamente independentemente de o 190 estar ou não funcionando.
O CIOSP não tem alternativa de buscar outra operadora, pois a Oi é a única empresa que presta o serviço de telefonia fixa no estado. O BNews Natal tentou contato com a Oi no Rio Grande do Norte, mas não conseguiu contato com a operadora.
Oi vendida
A Oi Móvel foi vendida para a Claro, TIM e Vivo em um leilão. A compra foi concretizada em 2022, por cerca de R$ 16,5 bilhões. A maior parcela paga foi da TIM, que arcou com R$ 7,3 bilhões e recebeu 40% da base de clientes da Oi celular. A segunda maior fatia foi da Vivo, equivalente a R$ 5,5 bilhões, seguida pela Claro, que pagou R$ 3,7 bilhões. Hoje, o principal negócio da Oi é o serviço de telefonia fixa, sendo a maior operadora dessa categoria, uma vez que ela atende todo o Brasil, com exceção do estado de São Paulo. Com a mudança de hábitos dos consumidores para o uso de dados em vez de voz, a telefonia fixa está em desuso. A base de clientes cai mês após mês, uma vez que grande parte das pessoas não vê mais valor em ter uma linha telefônica residencial ou mesmo comercial.