Cidades
Publicado em 14/05/2025, às 11h16 Criança em campanha de conscientização do TEA Redação
Uma plataforma para promover e assegurar os direitos de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo centralizar informações, cadastrar beneficiários e aprimorar as políticas públicas. É isso que prevê a Lei nº 814/2025, publicada na edição desta quarta-feira (14), do Diário Oficial do Município do Natal.
Dentre as funcionalidades do “Portal TEA”, destacam-se:
– Cadastro unificado: Familiares e pessoas com TEA devem cadastrar seus dados no portal, com o propósito de realizar uma contagem precisa de beneficiários das políticas públicas.– Parâmetro para políticas públicas: Os dados coletados servirão como base quantitativa e qualitativa para a criação e o aprimoramento de serviços e programas específicos para atender às necessidades da comunidade TEA.
– Oferecer informações de forma acessível: O portal disponibilizará de forma clara e acessível os direitos assegurados às pessoas deste grupo.
– Guia de serviços: A plataforma irá compilar os serviços oferecidos pelo município de Natal para portadores de TEA, com direcionamento para os respectivos meios de inscrição, a fim de facilitar o acesso.
– Canais de atendimento: Os canais de comunicação irão solucionar dúvidas e reclamações sobre a prestação de serviços municipais.
A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Paulinho Freire. Para garantir a efetivação, o Executivo municipal será responsável pela regulamentação e pela alocação dos recursos orçamentários necessários para a implementação do “Portal TEA” e das políticas públicas de suporte às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista na capital.
Carteira de Identificação do público autista
A Prefeitura do Natal, também já tinha lançado no mês de abril (2025) a Carteira de Identificação da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista.
A CIPTEA garante direitos fundamentais às pessoas com o TEA como atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados, vaga especial em estacionamentos, benefícios sociais, acesso à educação inclusiva, entre outros.
A carteira, com validade inicial de 5 anos, pode ser feita de forma totalmente digital e gratuita através do app Natal Digital, disponível na Google Play Store para Android e na App Store para iPhone. Para a emissão da carteira, basta que o interessado ou responsável preencha as informações solicitando o documento, que seguirá para efetivação.
Caso seja necessário atendimento presencial, os interessados podem se dirigir das 8h às 14h, de segunda à sexta, na sede da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência - Semidh, que fica na Rua Jundiaí, 644, bairro do Tirol.
"Selo Autista a Bordo" e "Busão da Inclusão"
A capital potiguar tem abraçado a causa do autismo. A Prefeitura do Natal lançou neste ano de 2025 o “Busão da Inclusão” e o selo “Autista a Bordo”, previsto na lei 047/2024. Com eles, os automóveis que transportam pessoas com transtorno do espectro autista - TEA no Município de Natal/RN, são identificados, além de conscientizar a sociedade civil na forma de agir em determinadas situações de risco que possam envolver os respectivos veículos".
As ações visam ampliar o conhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover empatia e respeito às famílias atípicas que utilizam o transporte coletivo da cidade.
Ao todo, mais de 300 ônibus foram adesivados externamente com mensagens de conscientização e 400 veículos receberam cartazes informativos em seu interior.
Deputada Federal recupera recurso que Governo do RN tinha perdido por “desleixo”
Desinformação sobre autismo aumentou nos últimos anos em aplicativo de mensagens
Natal estreia "Busão da Inclusão" e lança "Selo Autista a Bordo" nesta terça-feira (8)