Cidades
Publicado em 10/09/2025, às 09h26 SMS/Natal BNews Natal Redação
Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo deste ano reforça a valorização da vida e a importância do cuidado em saúde mental.
Em Natal, os serviços de saúde do município desenvolvem ações para combater o estigma sobre o tema, incentivar o autocuidado e prevenir o sofrimento psíquico.
A campanha orienta a população a reconhecer sinais de sofrimento emocional ou ideação suicida e a saber como e onde buscar ajuda. Também estimula familiares, amigos e colegas a identificarem indícios em pessoas próximas, oferecendo escuta ativa, apoio e direcionamento aos serviços especializados.
O suicídio é um problema de saúde pública. Cerca de 17% dos brasileiros, em algum momento da vida, já pensaram em dar fim à própria vida. Desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano, segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
É importante ficar atento a sinais como: isolamento social, desânimo, descuido com a aparência, faltas a compromissos, mudanças de hábitos, perda de interesse em atividades antes prazerosas, além da presença de pensamentos ou frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”. Esses sinais podem indicar que alguém precisa de apoio e acolhimento.
Durante o mês de setembro, os serviços de saúde do município oferecem atividades voltadas à saúde mental e prevenção do suicídio, incentivando a busca por ajuda em alusão à campanha Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro.
No dia 17 de setembro, será realizada a I Oficina de Construção de Práticas de Prevenção do Suicídio, destinada aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal, com o objetivo de subsidiar a implementação de ações e intervenções preventivas nos serviços de saúde da cidade.
Atenção Primária
Todas as unidades de saúde de Natal realizam acolhimento a pacientes com sofrimento psíquico.
Os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) são capacitados para oferecer cuidado integral aos usuários com transtornos psiquiátricos, realizando encaminhamentos quando necessário.
Distrito Sanitário Sul
- APTAD – Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições – Av. São Miguel dos Caribes, s/n, Pirangi.
- Distrito Sanitário Leste
- CAPS André Luiz – Centro de Atenção Psicossocial III Leste (temporariamente funcionando no APTAD, Av. São Miguel dos Caribes, s/n, Pirangi, e na UBS Pirangi, mesma avenida).
- CAPS Luiz Gonzaga Moreira – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste – Rua Pacífico de Medeiros, n.º 55, Barro Vermelho.
Distrito Sanitário Oeste
- CAPS Esperança – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança.
- CAPS Nise da Silveira – Centro de Atenção Psicossocial II Oeste – Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança.
- Centro de Convivência e Cultura (CECCO) – Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança.
Distrito Sanitário Norte I e II
- CAPS José Jeová dos Santos – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III – Av. Rio Doce, s/n, Conjunto Santarém, Potengi.
Outros serviços
Nos casos mais graves de emergências psiquiátricas, a população pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima ou o Pronto-socorro do Hospital Municipal dos Pescadores, acionando o SAMU pelo telefone 192.
O CVV é uma organização que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio.
O atendimento é gratuito e disponível 24 horas pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br