Cidades
Publicado em 22/05/2025, às 21h08 Mutirão de vasectomia e postectomia é promovido pelo Huol em Natal - Reprodução Redação
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, realizará, nos dias 24 e 28 de maio, um mutirão de cirurgias de vasectomia e postectomia. Ao todo, 11 pacientes já regulados serão atendidos, sendo oito para vasectomia e três para postectomia.
A ação integra o programa “Ebserh em Ação”, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir as filas de espera por cirurgias e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de mutirões realizados em hospitais universitários federais.
As cirurgias serão conduzidas por uma equipe composta por cerca de 20 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O médico urologista do Huol-UFRN/Ebserh, Christophe Bezerra Anselmo, explica que a vasectomia é um método definitivo de contracepção masculina. “O principal objetivo é evitar a fecundação de forma segura e eficaz. Entre os benefícios estão a alta taxa de sucesso, a simplicidade do procedimento e a recuperação rápida”, afirma.
Já a postectomia, também conhecida como circuncisão, consiste na remoção do excesso de pele que recobre a glande peniana. “Esse procedimento contribui para a melhoria da higiene íntima, prevenção de infecções urinárias e doenças como a fimose, além de reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis e câncer de pênis”, detalha o urologista.
Reconhecido também pela realização de cirurgias de alta complexidade, o Huol aproveita a iniciativa para ampliar o acesso a procedimentos de menor porte. “Entendemos que podemos contribuir significativamente ao oferecer também cirurgias de baixa complexidade, que apresentam grande demanda entre os usuários”, conclui Christophe.