Cidades
Publicado em 14/08/2025, às 10h29 Foto: Ronildo Medeiros. BNews Natal
A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2025 – está com inscrições abertas para sua programação científica, que acontece de 20 a 22 de agosto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró (RN).
As inscrições são gratuitas e a agenda reúne painéis, fóruns, seminários, encontros e cursos, abordando temas essenciais para o desenvolvimento da fruticultura.
Veja programação:
O Painel Empresarial acontece das 8h às 17h. O evento contará com apresentações de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, ambiental, agrícola e industrial, além de cases de empresas expositoras da feira.
Das 8h às 12h, será realizado o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva, com três palestras:
À tarde, das 14h às 17h, o Seminário de Cajucultura discutirá manejo sustentável e mecanização na produção de caju, com a Embrapa e o Canal da Cajucultura.
Pela manhã, pesquisadores da Ufersa apresentarão estudos sobre frutíferas do semiárido – como umbu-cajazeira, serigueleiras, pinheira, pitaya, maracujazeiro e cajuzeiro – com foco em pós-colheita, polinização e no uso da remineralização na fruticultura.
À tarde, a programação será no Auditório da pró-reitoria de extensão e cultura, com:
A programação científica ainda inclui cursos, apresentação de trabalhos e visitas técnicas com temáticas ligadas à fruticultura. Inscrições e programação completa no site.
A Expofruit 2025 é uma realização do COEX - Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), com a promoção da Promoexpo e conta com a promoção da PromoExpo.
A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, do Banco do Nordeste, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil e da Neoenergia Cosern.
Também possui o apoio do Ministério da Agricultura, Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da OCP Brasil. Além do apoio de mídia da Editora Gazeta, do Notícias Agrícolas, do Sistema Tribuna e da TCM.
SERVIÇO: