Cidades

Conflito entre cidades do RN e CE esquenta com novo marco em área disputada

Após a colocação de uma placa indicando limites, Tibau contesta a demarcação e retira a sinalização com apoio da Polícia Militar  |  Foto: Reprodução.

Publicado em 05/05/2025, às 11h45   Foto: Reprodução.   Redação

Uma nova disputa territorial entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE) ganhou destaque após a instalação de uma placa pelo governo cearense, indicando o limite entre os dois estados. O ponto em questão fica na rodovia estadual CE-261, e envolve uma área de 181 metros cuja posse é contestada.

A placa foi colocada no dia 24 de abril, após a revitalização da via, com base em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontava um desvio de 181 metros em relação à divisa oficial reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura de Tibau, no entanto, afirma que a sinalização avança sobre território potiguar tradicionalmente administrado pelo município.

Em resposta, a prefeita de Tibau, Lidiane Marques, publicou um decreto na última sexta-feira (2) autorizando a retirada da placa. O ato foi cumprido com o apoio da Polícia Militar, sob o argumento de que o trecho sempre foi atendido pelos serviços públicos da cidade, como saúde, educação e limpeza urbana.

“Esse decreto determina a retirada urgente dessa placa e reforça que é o nosso compromisso com os moradores da Nova Tibau. Aqui é Tibau, sempre foi e sempre será. Nenhum centímetro a menos”, afirmou a gestora.

A prefeitura de Icapuí, por sua vez, declarou que o governo do Ceará já solicitou uma nova demarcação oficial da divisa.

A controvérsia territorial agora pode se estender à esfera federal, caso os estados envolvam o IBGE ou o Supremo Tribunal Federal para mediação da disputa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Ceará Tibau Disputa Icapuí Demarcação