Cidades
Publicado em 02/07/2025, às 11h47 O tutor alegou que queria manter a paz em casa, mas a Justiça não aceitou a justificativa e o deteve por lesão corporal. - Divulgação Dani Oliveira
Uma cena que parece saída de um desenho animado, mas aconteceu na vida real: um homem foi preso após ensinar seu cachorro a tacar tijolos em visitantes que ousassem tocar a campainha de sua casa. O caso, no mínimo inusitado, foi registrado em Sorocaba, SP.
Segundo relatos, a Polícia foi acionada após três entregadores e uma testemunha de Jeová serem surpreendidos — e feridos — por tijolos arremessados de dentro da residência. A surpresa maior veio quando se descobriu que o responsável pelas “pedradas” era, na verdade, o cachorro da casa, treinado pelo próprio tutor para agir assim sempre que alguém tocasse a campainha.
Ao ser interrogado, o homem tentou justificar seu comportamento
Eu só queria manter a paz e o silêncio em casa…”, disse em depoimento.
Apesar da suposta intenção de proteger o sossego doméstico, a Justiça não achou graça nenhuma na história. O homem foi detido por colocar em risco a integridade física de terceiros e responderá por lesão corporal e conduta perigosa.
Conheça mais sobre a raça do cachorro treinado para jogar tijolos
A origem do Pitbull
No Brasil, o American Pit Bull Terrier é conhecido pelo apelido de Pitbull. Seu verdadeiro nome dá pistas sobre sua origem que aconteceu entre a Europa e os EUA. No século XIX, criadores da Inglaterra, Irlanda e Escócia realizaram cruzamentos do Bulldog com o Terrier Inglês. Assim surgiu o Bull-and-Terrier, uma raça que combinava a esportividade do Terrier e a resistência e força do Bulldog. Resistentes e corajosos, eram usados para rinhas de cães, mas sua personalidade gentil já indicava que seu futuro seria muito mais nobre.
Por volta de 1850, o Bull-and-Terrier chegou aos Estados Unidos, despertando o interesse de criadores. A raça foi aperfeiçoada e deu origem ao American Pit Bull Terrier, ou simplesmente Pitbull, como chamamos por aqui! Com a proibição das rinhas de cães, a raça passou a ser usada em fazendas para proteção, pastoreio e caça. Foi aí que a docilidade dos Pitbulls se sobressaiu e eles se mostraram cães companheiros e muito carinhosos, sendo cada dia mais usados como animais de companhia.
Características físicas do Pitbull
Forte e atlético, o Pitbull Terrier possui uma grande variação de tamanho, podendo pesar entre 15kg e 35kg. No entanto, sua altura não muda tanto, variando entre 40 e 48cm.
O formato da cabeça com focinho largo e profundo são característicos da raça e colaboram para sua aparência poderosa. As orelhas são altas e naturais. Hoje a prática de corte de orelhas e cauda é proibida e configura mutilação e maus-tratos, mas há alguns anos era comum em cães Pitbull. Todas essas características colaboram para um cão forte, resistente e ágil.
Ainda existem algumas outras características físicas que classificam esses peludinhos. O Pitbull Red Nose, por exemplo, possui as narinas avermelhadas. Já o Pitbull Monster é maior e mais robusto. Outro termo que se pode encontrar por aí é Pitbull American Bully, mas ele, na verdade, é a junção de duas raças diferentes.
American Pit Bull Terrier é bravo?
Apesar de seu semblante poderoso, o Pitbull bravo não passa de uma imagem errada. São cães muito alegres e cheios de energia, que adoram brincar e se divertir com seus tutores. Amigáveis, fieis e companheiros, são cães muito indicados para famílias.
A raça Pitbull é inteligente e adora brincadeiras e fazer truques. Além disso, também são autoconfiantes e corajosos. Características quer os tornam cães muito especiais, mas também exigem um cuidado maior com a sua socialização, visto que são cães de físico poderoso.