Cidades
Publicado em 20/09/2025, às 08h53 Moradores celebram a inauguração após anos de alagamentos, destacando a importância da obra para a segurança e qualidade de vida. - Divulgação: Prefeitura do Natal BNews Natal Redação
A Prefeitura do Natal inaugurou, nesta sexta-feira (19), a revitalização da Lagoa do Santarém, localizada na Zona Norte. A obra, com um investimento de R$ 4,5 milhões, incluiu a instalação de uma estação elevatória e bombas de drenagem que aumentaram significativamente a capacidade de escoamento da água da chuva, passando de 10 mm para 55 mm. O projeto também contemplou melhorias na área ao redor da lagoa.
O projeto transformou a área em um complexo de lazer, com a criação de ciclovia, pista de caminhada, bowl de skate, minicampo de futebol e quadras poliesportivas e de vôlei. A iluminação também foi completamente renovada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que instalou 75 postes, totalizando 245 luminárias de LED.
Para os moradores, a inauguração foi um alívio e celebração após anos de drama vivido. A moradora Luana Simplício relembrou que "chuva forte já deixava a gente alerta, podia ser de madrugada. A água já subiu mais de metro e meio aqui".
A dona de casa Adriana Matias, que vive na região há 34 anos, disse que muitas vezes precisou "largar a casa alagada, tirar o essencial e ir dormir no ginásio da escola". Para ela, a obra "vai mudar a vida de muita gente aqui".
Na ocasião, o prefeito Paulinho Freire destacou a importância da obra para a cidade. “É uma obra histórica que resolverá um problema de décadas. Isso reflete a preocupação da Prefeitura com a dignidade das pessoas. A Lagoa do Santarém agora se torna um ambiente seguro e de convívio social. E a Zona Norte ainda será muito contemplada”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, destacou que “a Lagoa do Santarém deixa de ser um problema histórico e passa a ser um ambiente seguro e bonito. Agora as pessoas poderão dormir tranquilas em dias de chuva”.